quarta-feira, 29 de julho de 2020

KP#14 Ranchero!

Arte: Ivo Milazzo
A reunião virtual de fãs de Ken Parker, fumetti/HQ italiano que é item de devoção do Diário Kenparkerniano, grupo formado no WhatsApp que se organizou com a intenção de cronologicamente reler e debater todos os episódios da epopeia western, também é relatado aqui no Ken Parker Blog.

Review — Ken Parker "Ranchero!" (Editora Vechi/Tendência). Roteiro: Giancarlo Berardi — Desenhos: Giancarlo Alessandrini. Publicada originalmente no Brasil em Dezembro de 1979/Editora Vecchi
Arte: Giancarlo Alessandrini
Ken Parker e Pat O’Shane chegam a Sioux Falls, Dakota do Sul, e lá encontram à venda o imóvel dos sonhos de Pat. O Rancho de 50 hectares possui água potável em abundância, pasto verdejante e uma bela casa recentemente construída. Pat utiliza praticamante todas as suas economias e dá uma entrada de US$ 5 mil, assim eles fecham negócio com Homerus Kevin, um falso corretor imobiliário. Ao descobrirem que foram enganados, Ken recebe de Tom Peacock, o verdadeiro proprietário do Rancho P.O, a inusitada proposta de subir num ringue de boxe para lutar contra Lewis Mitchell, um ex-campeão decadente. Assim, na tentativa de reaver o valor investido na falsa transação, Ken Parker e sua protegida descobrem os bastidores do círculo de apostas e as verdadeiras intenções de Peacock.

Arte: Giancarlo Alessandrini
Dois recursos narrativos de Giancarlo Berardi chamam nossa atenção em "Ranchero!". Primeiro o cartaz na página inicial, panfleto comercial que nos coloca dentro da história e das intenções de Pat, sedutora imagem a gerar o encantamento na menina. Impulsionada por um antigo sonho de família, ela se vê como única detentora desse sentimento entre os O’Shane, rumo a uma espécie de missão de vida. E no exato instante em que passeia pelo Rancho P.O., a letra de “This Land is Your Land”, um dos clássicos do ativista folk Woody Guthrie, emoldura a epifania do sonho prestes a ser realizado.  

Arte: Giancarlo Alessandrini
"This Land Is Your Land" foi escrita em 1940, com base na melodia de "When the World on Fire", música da Família Carter, e trata-se de um tema resposta a "God Bless America", de Irving Berlin, compositor mais ligado às elites. Em “Ranchero!”, com a preciosa ajuda das ilustrações de Giancarlo Alessandrini,  a canção de Guthrie materializa ao leitor essa percepção de pertencimento, de amor familiar — além de que após tantas tragédias pessoais, finalmente Pat conseguirá um pedaço de chão para chamar de seu.

Em “Ranchero!”, Giancarlo Berardi, um confesso fã de boxe, também relata suas visões da sordidez do esporte, quando interesses escusos muitas vezes conduzem os bastidores e alvitram resultados em busca de enriquecimento ilícito. Quem é o verdadeiro vilão da história — Tom Peacock ou Homerus Kelvin? Auxiliada pelo seu manual de pugilismo, Pat acaba fazendo o papel de incansável instrutora de Ken Parker. Assim, dentro das atividades no Rancho P.O., Ken e Pat religiosamente buscam o aperfeiçoamento físico, dividem tarefas, estreitam seus laços e sonham juntos uma vitória sobre o oponente em Sioux Falls. Em qual western você verá o protagonista lavando a louça? Em nenhuma tela ou HQ, somente em Ken Parker, o mais humanista dos anti-heróis do faroeste.     

Arte: Giancarlo Alessandrini

Ao longo da narrativa, ao final de "Ranchero!", Pat revela sua visão estratégica e a irrefreável busca para obter êxito na aposta de vencedor na luta, onde arriscou o restante de suas economias. Apesar das perdas e ganhos, a jovem de 15 anos demonstra todo seu amor por Ken, desabando em lágrimas ao vê-lo passando por sérias dificuldades no ringue. O terceiro episódio da jornada bilateral entre Ken Parker e Pat O’Shane revela que a dupla trabalha unida, em interesse mútuo, como uma autêntica família. Sensação que será ampliada no número seguinte.

Próximo episíodio:  Homens, Feras e Heróis/Homens, Animais e Heróis.  
Arte: Giancarlo Alessandrini




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A saga de Rifle Comprido contada pelo Blog

Ken Parker Blog retorna à atividade