terça-feira, 28 de julho de 2020

KP#13 Assalto em Canyon City/ Cidade Quente

Arte: Ivo Milazzo
A reunião virtual de fãs de Ken Parker, fumetti/HQ italiano que é item de devoção do Diário Kenparkerniano, grupo formado no WhatsApp que se organizou com a intenção de cronologicamente reler e debater todos os episódios da epopeia western, também é relatado aqui no Ken Parker Blog.

Confira a trilha sonora de Ken Parker
Review — Ken Parker "Assalto em Canyon City" (Editora Vechi) / "Cidade Quente" (Tendência). Roteiro: Giancarlo Berardi — Desenhos: Giorgio Trevisan. Publicada originalmente no Brasil em Novembro de 1979/Editora Vecchi
Arte: Giorgio Trevisan
Assalto em Canyon City”, como lançada originalmente em 1979, ou “Cidade Quente”, num espelhamento ao nome original italiano e relançado pela Tendência aqui no Brasil, é uma homenagem do Giancarlo Berardi a Donald Westlake, autor de uma centena de livros com ênfase em temas de suspense e policiais. O sucesso de seus romances entre o público pode ser atribuído às elaboradas tramas e diálogos que os caracterizam, e que facilitaram que ao menos quinze deles fossem adaptados para o cinema. É caso de "À queima-roupa" (1967), estrelado por Lee Marvin e "Os Quatro Picaretas" (1972), com Robert Redford.

Arte: Giorgio trevisan
Depois de se encontrarem no Alaska, Ken Parker e Pat O’Shane chegam a Canyon City, no Dakota do Norte. Entre o espólio de seu falecido pai, Pat encontra uma carta de um detetive que indica o possível endereço de Muriel Chaze, sua mãe, que desaparecera quando ela ainda era uma criança. Chegando até o local indicado, lá encontram Elaine Walsh. Só que no exato momento em que Ken e Pat batem na porta da frente residência, um grupo de assaltantes está reunido na sala para planejar um assalto sem precedentes na cidade.

Arte: Giorgio Trevisan
O enredo apresenta um interessante sincronismo em seu roteiro. Em determinado recorte da história, Knight narra o plano do bando, e nesse momento, sem recordatórios, nota-se que o tempo decorreu, já que todos estão presentes à sala. No instante em que o ex-Capitão  se refere a refinaria e esmiúça os detalhes de acesso dos portões até a avenida principal, eis que o Ken Parker e  Pat O’Shane presencialmente se materializam no quadro. Além disso, na sequência, ele complementa as falas dos dois, detalhando sobre cada lugar.

Arte: Giorgio Trevisan
A relação entre Ken Parker e Pat O'Shane se consolida através da superação das dificuldades que eles enfrentam juntos, na mesma medida em que estreitam os laços entre eles. E assim, aos poucos, Ken assume a posição de irmão mais velho na vida da Pat. Embora ela muitas vezes romantize sua relação, há maturidade em Ken Parker de visualizar apenas uma menina despreparada e sozinha para o mundo, alguém que precisa desesperadamente de proteção. A cena final exemplifica esse afeto.  

Arte: Giorgio Trevisan
Apesar do tema central aparentemente ser o assalto em Canyon City, a história acompanha numa linha subliminar a busca de Pat pela mãe, e sua relação com Elaine, com o golpe ficando num opaco primeiro plano. Os diálogos entre ambas demonstram a fragilidade e a carência da jovem e sua necessidade de se reconhecer ligada a uma figura materna. Mas afinal — Muriel Chase estaria utilizando o nome de Elaine Walsh para ocultar sua verdadeira identidade? A dubiedade é ampliada pelas coincidências entre Elaine e a mãe da garota.

Arte: Giorgio Trevisan 
Nunca época em que a independência feminina era praticamente inexistente, recomeçar uma vida divorciada ou longe do marido por livre escolha era praticamente impossível frente à sociedade do Século XIX. Desse modo, desparecer e utilizar uma falsa identidade poderia ser uma inteligente alternativa.

Outro aspecto abordado com habilidade por Berardi em "Assalto em Canyon City/Cidade Ardente" passa pela maneira em que Elaine Walsh é posicionada na trama. Em muitas obras, mulheres são subjugadas a uma condição erotizada, principalmente na posição em que a personagem atua — ligada ao ato crimimoso de um roubo. Com isso, tomando por base uma gênese estereotipada, geralmente as mulheres se utilizam da sedução como ferramenta essencial para obter sucesso nessas missões. Elaine não age assim, pois demonstra aparente discrição, ela é bem educada, e afigura aptidões de muitas das esposas retratadas naquele período. Porém ... Não esqueçamos que isso não passa de uma dissumulação. Mas, de todo o modo, é assim que ela surge nas páginas de "Assalto em Canyon City/Cidade Ardente" — como mulher recatada (apesar de uma única cena apimentada).   

Entre espelhamentos com a grande tela, Burt Lloyd, o auxiliar do Xerife é a cara do Clark Gable, assim como Edgar Hansen tem seu rosto baseado no ator David Carradine? A conversa entre um dos bandidos e o telegrafista, que fala da namorada escondida atrás do sofá, é digna de um filme de comédia. É preciso denotar a estreia de Giorgio Trevisan, desenhista que é muito estimado pelos fãs de Ken Parker.   

Próximo episódio: Ranchero.
Arte: Giorgio Trevisan

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