sábado, 8 de agosto de 2020

KP#24 "O Resgate no Rancho Twin-T / No Alto Montana

Arte: Ivo Milazzo
A reunião virtual de fãs de Ken Parker, fumetti/HQ italiano que é item de devoção do Diário Kenparkerniano, grupo formado no WhatsApp que se organizou com a intenção de cronologicamente reler e debater todos os episódios da epopeia western, também é relatado aqui no Ken Parker Blog.


Review — Ken Parker "O Resgate no Rancho Twin-T (Vecchi) / No Alto Montana (Tendência) Roteiro: Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero — Desenhos: Bruno Marraffa e Vincenzo Monti. Publicada originalmente no Brasil em Outubro de 1980/Editora Vecchi
Arte: Bruno Marraffa/Vincenzo Monti
Batizada pela Editora Vecchi de “O resgate do Rancho Twin-T”, e pela Tendência de “No Alto Montana”, o episódio é construído a oito mãos, como Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero, responsáveis pela história, auxiliados pelos desenhos do estreante Vincenzo Monti, além do retorno de Bruno Marraffa. Na trama, encontramos a viúva Brenda Taylor, uma intrépida fazendeira que mesmo após a morte do marido (provavelmente assassinado), não cede a pressão do truculento Baseheart, que deseja comprar o Rancho Twin-T, localizado numa das principais fontes de água potável da região. Baseheart comanda arbitrariamente as ações na cidade de Big Sandy, no Montana, controlando inclusive o Xerife local, incluso na sua folha de pagamentos. 

Arte: Bruno Marraffa/Vincenzo Monti
Afora os parcos funcionários, Miss Taylor conta com a fidelidade do velho Tubb, seu capataz, além do filho, o jovem Stuart. Com uma hipoteca prestes a vencer, sua principal fonte de renda está na venda de cavalos. Só que praticamente a íntegra de sua manada é roubada, deixando a viúva em maus lençóis. Apresentados pelo acaso, quando Ken Parker é confundido com os ladrões, após desfeito o mal-entendido, o scout promete auxiliar Brenda Taylor na tentativa de recuperar seus animais.

Arte: Bruno Marraffa/Vincenzo Monti
Novamente uma personalidade feminina se impõe em uma narrativa de Ken Parker. Brenda Taylor, que conduz com mão de ferro o Rancho Twin-T, lembra as feições de Claudia Cardinale, uma das musas do western spaghetti. Ela não demostra fraquezas, não abaixa a cabeça frente as dificuldades, é corajosa e ótima atiradora com o fuzil.

Arte: Bruno Marraffa/Vincenzo Monti
Mesmo com virtudes aparentemente masculinizadas, balizado pelos padrões do faroeste, há feminilidades em sua movimentação e pontos de vista, tornando-a  uma mulher comum, como tantas heroínas do cotidiano que conhecemos ao longo de nossas vidas, mas sem resvalar nos perigos da mitificação. Brenda não descuida dos seus, é zelosa com o filho, considera seu capataz um integrante da família e procura ser justa com os funcionários. Mas é através de sua força e comando que o destino do Rancho Twin-T é organizado, muitas vezes buscando controlar o imaturo ímpeto juvenil de Stuart. . 

Após Ken descobrir o paradeiro dos animais roubados, o scout se oferece para resgatá-los no Condado de Chinook, em Crossbone Hills, onde encontra o xerife local (que é a cara do Charles Bukowski desenhado por Robert Crumb). Assim, Tubb e os Taylor enfrentam sozinhos o bando de Baseheart, numa desigual caçada que os levará até um enfrentamento final.  

Arte: Bruno Marraffa/Vincenzo Monti
Como um filme feito para as grandes telas, as aquarelas em preto e branco projetadas no papel por Marraffa/Monti em “O resgate do Rancho Twin-T/No Alto Montana” nos oferecem o explendor das colinas do Noroeste estadunidense, com grandes planos e páginas onde a legenda se torna estritamente desnecessária, como o que vemos nas páginas 4 e 5, ou parcialmente nas páginas 6 e 7 (tomando por base a edição da Vecchi). Primeiramente, Ken Parker, o cavaleiro solitário e a exuberância de seu nirvana — um Éden particular em slow motion. Na sequência, toda a movimentação e velocidade de uma manada em disparada e o perigo que ela representa como desconstrução da paradisíaca cena anterior. Ainda podemos destacar os perfeitos traços que avivam cavalos e a força de suas musculaturas; as cenas de perseguição ou as ondulações da natureza da região —  nada parece escapar às construções imagéticas da dupla de desenhistas. 

Alguém sentiu saudade de Ivo Milazzo? Depois de 5 episódios, ele está de volta no próximo número, um dos preferidos de muitos fãs de KP: Lily e o Caçador.  

Arte: Bruno Marraffa/Vincenzo Monti


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