![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
A reunião virtual de fãs de Ken Parker, fumetti/HQ italiano que é item de devoção do Diário Kenparkerniano, grupo formado no WhatsApp que se organizou com a intenção de cronologicamente reler e debater todos os episódios da epopeia western, também é relatado aqui no Ken Parker Blog.
Review — Ken Parker "Pele-Vermelha (Vecchi /Tendência). Roteiro: Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero — Desenhos: Carlo Ambosini e Ivo Milazzo. Publicada originalmente no Brasil em Dezembro de 1980/Editora Vecchi
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
Desguarnecido, Forte Shaw está momentaneamente com cerca de 30 homens, mais mulheres, crianças e feridos. Ken está entre os enfermos, recuperando-se do ataque Dakota que praticamente dizimou o contingente de Forte Shaw. Com isso, o exército segue em perseguição às aldeias para limpá-las e deixar caminho livre para a colonização das terras do Montana. Dois exploradores índios são atacados e apenas um deles retorna para alertar sobre o iminente perigo. Logo depois, um batedor enviado pelo Coronel White, telegrafa de Bitter Creek avisando que cerca de 200 índios rumam em direção ao Forte. Desse modo, o comandante de Forte Shaw resolve imediatamente enviar para um local seguro todas as mulheres, crianças e feridos. O comboio é formado por um enfermeiro, um ferreiro e dois cozinheiros, mais um cabo. Mesmo parcialmente recuperado de seus ferimentos, devido a sua experiência, Ken Parker seguirá como líder do comboio.
![]() |
Arte: Carlo Ambrosini |
Novamente o scout vive o drama da luta pela sobrevivência. É perceptível que o clima entre exército e os índios definitivamente já teve dias melhores e, a todo momento a tensão se amplia pela região. Em "Pele-Vermelha" o clichê western do comboio atacado por índios é o cenário construído por Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero. Desenhado a quatro mãos, o estreante Carlo Ambrosini é responsável pelas primeiras 69 páginas, com Ivo Milazzo solando triunfalmente nas 26 páginas que repercutem o clímax do episódio. As mulheres de Berardi novamente demonstram valentia e polivalência, atuando com raro destemor, revelando inclusive frieza e coragem — como no momento em que um dos guias cai da carroça e uma das mulheres assume a condução do veículo.
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
É em "Pele-Vermelha que temos o retorno de Mandan, que ressurge nas páginas de Ken Parker após 25 episódios, promovendo uma espécie de reprise invertida do encontro promovido com 'Rifle Comprido' na estreia da série. Mandan relembra a misericórdia de Ken no último encontro de ambos, pois, ao reconhecer Rifle Comprido entre os integrantes do comboio fustigado pelo seu grupo, prontamente cessa o ataque. No diálogo entre os velhos amigos a conversa é dura, mas pautada pela elegância e hombridade. O scout recebe um recado que continuamente reverbera no seu inconsciente — o Chefe indígena o aconselha que ele definitivamente se afaste do exército. Quem sabe em breve...
Próximo episódio: Era Uma Vez.
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário