quinta-feira, 19 de novembro de 2020

KP #56 A Propósito de Joias e Trapaças

Arte: Ivo Milazzo 
A reunião virtual de fãs de Ken Parker, fumetti/HQ italiano que é item de devoção do Diário Kenparkerniano, grupo formado no WhatsApp que se organizou com a intenção de cronologicamente reler e debater todos os episódios da epopeia western, também é relatado aqui no Ken Parker Blog

Confira a trilha sonora de Ken Parker

— Ken Parker "A Propósito de Joias e Trapaças". Argumento: Giancarlo Berardi / Roteiro: Maurizio Mantero — Desenhos: Carlo Ambrosini. Publicada originalmente pela Editora Tapejara em Outubro de 2006.

Arte: Carlo Ambrosini
O Boston Mirror, periódico de Boston, anuncia a passagem pela cidade de um casal de aristocratas europeus pela cidade. Sabe-se, que durante as viagens da Duquesa Romanoff, é rotineiro que seu marido, o Conde Vassiliev, adquira compulsivamente diamantes e joias para agradar sua esposa. E quando o jornal The Boston Mirror anuncia que o casal confirmou presença no Star Theatre, onde assistirá o première de "O Contrato de Casamento", ópera de Gioachino Rossini, uma série de joalheiros bostonianos se espalha pelos camarotes do teatro na intenção de chamar a atenção da Duquesa. 

Arte: Carlo Ambrosini
"A Propósito de Joias e Trapaças" traz o retorno de Gordon, um trapaceiro charmoso que conhecemos em "Histórias de Armas e Trapaças", episódio #20 (relembre AQUI notaram a semelhanças nos nomes e na forma de como foi batizado cada HQ, além da repetição da palavra 'trapaça'?  Nem ao menos o sobrenome de Gordon é conhecido pela polícia, assim como talvez Gordon também seja apenas um nome falso. Após o incidente no teatro, Ken Parker é designado pela Agência National para ser o guarda-costas de Tex Ritter, um fazendeiro do Texas de passagem por Boston, e Linda Evers, sua acompanhante. Na trama, acompanhamos o envolvimento de Tex com Gordon, que utiliza o nome falso de Steve Harrison  e se identifica como proprietário de uma mineradora de pedras preciosas na Califórnia.   

Arte: Carlo Ambrosini
"A Propósito de Joias e Trapaças" nos alça a memória as tramoias de Henry Gondorff (Paul Newman), em "The Sting/Golpe de Mestre" (1973), de George Roy Hill. Giancarlo Berardi aproxima essa lembrança quando um dos golpes de Gordon tem como artimanha o aluguel de um prostíbulo como suposto consulado holandês. No filme, uma falsa casa de jogos é montada num imóvel abandonado. Inclusive a própria figura de Gordon nos lembra fisicamente Paul Newman. O protagonista da história não é Ken Parker (ele está em apenas 43 das 100 páginas da HQ), mas sim o simpático Gordon, pivô da trama, o bandido sedutor, inteligente e que praticamente não usa a violência em seus delitos. Estamos falando de um estrategista, não de um delinquente sanguinário. 

Arte: Carlo Ambrosini
O encontro de Gordon e Linda no Parque de Diversões é perfeitamente ilustrado por Carlo Ambrosini nas páginas 52, 53 e 54 (tomando por base a edição da Editora Tapejara), num resumo romântico diversão, ternura, encanto sensação que pode ser simbolizada como futura aliança com o desfecho revelado no último quadro, onde vemos um spoiler do final, com o casal de mãos dadas. Não é difícil para Gordon ganhar o coração de Linda, subjugada por Tex, pois ao mesmo tempo que o fazendeiro a mima com inúmeros presentes e uma certa liberdade, a trata como uma mulher volátil, não como o amor da sua vida, mas apenas como um troféu na sua galeria de conquistas. 

Arte: Carlo Ambrosini
Nas entrelinhas e no decorrer da trama,  Ken Parker, coadjuvante de luxo em "A Propósito de Joias e Trapaças", atua na resolução do enrosco entre Gordon e Tex, numa suposta parceria envolvendo uma carga de diamantes. Observador, perspicaz, e o cabeça dura de sempre, Ken mostra talento e um invejável esforço braçal no decorrer da investigação.

Próximo episódio: "O Sicário" 

Arte: Carlo Ambrosini

Arte: Carlo Ambrosini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A saga de Rifle Comprido contada pelo Blog

Ken Parker Blog retorna à atividade