![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
A reunião virtual de fãs de Ken Parker, fumetti/HQ italiano que é item de devoção do Diário Kenparkerniano, grupo formado no WhatsApp que se organizou com a intenção de cronologicamente reler e debater todos os episódios da epopeia western, também é relatado aqui no Ken Parker Blog.
Review — Ken Parker "Encontro em San Francisco” (Editora Vechi) / Grande Encontro em São francisco (Tendência). Roteiro: Giancarlo Berardi — Desenhos: Ivo Milazzo. Publicada originalmente no Brasil em maio de 1979/Editora Vecchi
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
Depois de fugir às pressas do México, Donald Welsh chega a San Francisco. Vagando aleatoriamente pela zona portuária da cidade conhece Donna Ashord, uma habilidosa batedora de carteiras. A garota o apresenta a um de seus admiradores, o dentista Jack Boots. Com plano idealizado por Welsh, e oportunizando que Boots está administrando um tratamento dentário no Comandante da filial da Casa da Moeda na Costa Oeste, o trio arquiteta um golpe milionário. No entanto, o que Donald Welsh não esperava era novamente reencontrar Ken Parker...
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
“Encontro em San Francisco”, como foi batizado pela Editora Vecchi, ou “Grande Golpe em São Francisco”, título da republicação via Editora Tendência, já começa em ritmo acelerado, ao nos deparamos com Donald Welsh lutando contra tubarões na costa californiana, isso após pular no mar ao fugir de uma emboscada. Autointitulado de “O Sortudo”, o facínora novamente consegue sobreviver. Welsh é um personagem que foi aumentando de proporção dentro dessa jornada inicial de Ken Parker, introduzido aos poucos, inicialmente surgido como uma "sombra", um vulto misterioso, para nesse recorte específico do episódio 8 finalmente ganhar o merecido protagonismo.
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
Donald Welsh é aquele tipo de vilão que consegue ganhar a simpatia dos leitores — sedutor, frasista, uma mente notável em engrandecer a trama com armações e falcatruas. Em “Encontro em San Francisco/ Grande Golpe em São Francisco” sua mente criminosa é desvendada com minúcias, e assim conhecemos a maneira que pensa, seu poder de manipulação emocional, além da visão oportunista e estratégica de visionar incríveis planificações criminosas. Assim, Ken surge apenas na página 44 (baseada na edição da Editora Vecchi), hábil artifício que Giancarlo Berardi manipula para que tenhamos a devida imergência no grande vilão da história. O episódio também é carimbado com doses bem equilibradas de humor — o engraçadíssimo Jack Boots e seu gás do riso; conhecemos o Ken sedutor sondando a vizinha do dentista; o arrastar de asas de Mãe Flegel para Dash; o próprio Donald Welsh nos revela um acentuado senso de comicidade, um viés de sua personalidade que se amplia na trama em questão.
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
Da explosão da Casa da Moeda até a sequência da perseguição e queda do balão no mar — a narrativa cinematográfica segue os moldes da modalidade plano sequência. Sem parar a ‘câmera’ e manipulando nervosamente a grua, Ivo Milazzo abusa dos ângulos inusitados, expõe corpos estendidos em primeiro plano e ainda denota a onipresença de Welsh em meia tomada ao fundo. Com o mínimo de diálogos/legendas, em precisas linha e rabiscos, o desenhista constrói um incrível mise en scène, percutindo um clímax assombroso. Impossível não falarmos de uma das mais belas capas de Ivo Milazzo, com destaque para a contracapa que nos traz Dash arranhando um violão com as luzes de San Francisco iluminando as reflexões de seu companheiro. Espetáculo!
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
Outro detalhe: Em “Encontro em San Francisco/ Grande Golpe em São Francisco” novamente o passado de Ken em San Francisco retona à baila, quando Mãe Flegel, proprietária do Hotel, relembra o antigo aspecto barbudo de Ken. Oh, Berardi — nos conte mais sobre esse Ken Parker procurando ouro na Califórnia!? Além do mais, como dupla, Ken e Dash evocam uma versão melhorada de Tex Willer e Kit Carson (que nos perdoem os fãs do Ranger) — equalizando um ao outro em suas idiossincrasias.
Próximo espisódio: Caçada no Mar.
![]() |
Arte: Ivo Milazzo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário