sábado, 19 de setembro de 2020

KP#39 Ódio Antigo

Arte: Ivo Milazzo
A reunião virtual de fãs de Ken Parker, fumetti/HQ italiano que é item de devoção do Diário Kenparkerniano, grupo formado no WhatsApp que se organizou com a intenção de cronologicamente reler e debater todos os episódios da epopeia western, também é relatado aqui no Ken Parker Blog.

Confira a trilha sonora de Ken Parker
Review — Ken Parker "Ódio Antigo" (Vecchi /Tendência). Argumento/Roteiro: Giancarlo Berardi — Desenhos:  Giorgio Trevisan. Publicada originalmente no Brasil em Janeiro de 1982/Editora Vecchi
Arte: Giorgio Trevisan
Ken Parker chega à Prescott, no Arizona, e lá envolve-se numa confusão no Blue Angel Saloon, quando descobre que sua carteira desparecera. Pelo roubo, Ken acusa Lola, proprietária do estabelecimento. Culpabilizado por pertubação pública e pelos estragos ao Blue Angel, Ken é preso pelo Xerife Earl Dunn. Desse modo, sem dinheiro para pagar a fiança, precisará ficar dez dias atrás das grades. Após o resultado do pleito eleitoral, Dunn deixa o cargo que ocupara por vinte anos, mas antes do novo delegado assumir, propõe pagar do seu bolso o débito do ex-scout com a justiça local. A contra-partida fica por conta de Ken Parker trabalhar por um tempo na propriedade de Dunn, um pequeno rancho localizado à margem da cidade.
Arte: Giorgio Trevisan
"Ódio Antigo" reúne elementos do faroeste clássico, imergindo à lembrança de filmes como "Matar ou Morrer" (1952) — o xerife solitário e a solitária marcha rumo ao duelo final; e "O Homem que Matou o Facínora" (1962) — conflito de gerações e o peso da idade frente a iminente renovação. Quando o Xerife Dunn pergunta — "Se você pudesse escolher entre um cavalo novo e um velho, qual você escolheria?", paliativamente, Ken nos relembra de que quase nunca há equidade nessa desigual disputa. Os diálogos invariavelmente abordam à passagem do tempo, a obsolência das coisas, além de um permanente sentimento de exaustão. Na página 43 (tomando por base a edição da Editora Vecchi), Ken diz a um peão do rancho — "Depois de alguns anos, o homem se afeiçoa a certos hábitos. É um pouco como ficar agarrado à própria juventude". Algumas vezes há um humor velado nesse debate, principalmente em torno das reflexões entre Dunn e Ken. 

Arte: Giorgio Trevisan
"Ódio Antigo" ainda joga luz em Lola (ela é a cara da atriz alemã Marlene Dietrich), a cantora/proprietária do Blue Angel. O próprio nome do saloon é uma referência a um dos maiores sucessos de Dietrich, "O Anjo Azul" (1930), filme de Josef von Sternberg. Nessa ribalta particular da trama da HQ, a intérprete canta "Ilusions" (página 14), e "You've Got That Look" (página 60), standards gravados por Marlene Dietrich em 1948. As duas licenças poéticas/composições escolhidas por Berardi para ilustrar a performance de Lola foram lançadas no final dos anos 1940, mas representadas na HQ no início da década de 1870. 

Ouça as duas canções nos player abaixo.

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O outrora tímido Ken Parker, revela seu alter ego galanteador, como podemos conferir na página 73. O relacionamento entre Ken e Lola é o ponto alto do capitólio romântico em "Ódio Antigo", com os desenhos de Giorgio Trevisan a nos sugerir um saudoso espectro dos faroestes dos anos 1950. Aos poucos, Lola transparece os meandros de sua chegada à Prescott, iluminando especialmente o envolvimento com o advogado Bernie Howard e a condenação de Matt Wambaugh.  Essa encantadora mulher solitária visualiza em Ken muito mais que um simples amante, mas, apesar de sua enganosa autoconfiança, rastros de seu passado escondem ilicitudes inconciliáveis com o sempre irredutível e escrupuloso Ken Parker. Uma curiosidade: o médico que surge no último quadro da página 12 é uma nítida homenagem ao escritor Edgar Alan Poe.  

Arte: Giorgio Trevisan

A Caçada ao puma e o ápice do conflito exibido na página 63 nos relembra o fascínio de "Filhotes", uma das exuberantes narrativas visuais de Ivo Milazzo. Do mesmo modo, na página 39, sem uma única legenda, Giorgio Trevisan ilustra com genialidade o último dia de trabalho do Xerife Dunn, que adiante, mesmo ferido, é obrigado a interferir no clímax do confronto entre seu sucessor, o incompetente Philip Cole, frente aos perigosos e vingativos irmãos Wambaugh.

Próximo episódio: "Apache". 
Arte: Giorgio Trevisan

Arte: Giorgio Trevisan



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